Videolaringoscopia Rígida

A Videolaringoscopia rígida é um exame fundamental para visualizar e diagnosticar possíveis alterações e doenças em de áreas internas como a cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe.

Realizado diretamente no consultório médico, é um procedimento indolor, embora anestesia local possa ser utilizada para maior conforto do paciente, especialmente se houver náusea ou desconforto.

Importância do Exame

Este exame é essencial para detectar diversas condições, tanto agudas quanto crônicas. Sua amplitude de uso abrange desde a investigação de possíveis doenças até o monitoramento da evolução de tratamentos já estabelecidos.

Ótica rígida x Ótica flexível

A Videolaringoscopia pode ser feita com ótica rígida ou flexível. Cada uma tem suas peculiaridades, mas ambas são eficazes. A versão com ótica rígida destaca-se pelo detalhamento que proporciona, sendo altamente recomendada para investigar alterações na hipofaringe e laringe.

Como Funciona o procedimento com ótica rígida?

O equipamento consiste em uma fibra rígida de laringe, equipada com uma fonte de luz e micro-câmera. Ele é conectado a um monitor, o que permite ao profissional visualizar a área em questão com uma imagem de alta qualidade, proporcionando um diagnóstico mais preciso.

O que pode ser detectado?

Devido à complexidade e dificuldade de visualizar algumas dessas áreas durante exames de rotina, a Videolaringoscopia com ótica rígida pode identificar:

• Corpos estranhos presentes;
  • Refluxo faríngeo-laríngeo;
  • Infecções na hipofaringe e laringe;
  • Tumores em áreas como hipofaringe e laringe;
  • Diversas lesões nas pregas vocais, como cistos, nódulos e sulcos.