Surdez Infantil

A detecção precoce da Surdez Infantil é fundamental para o tratamento, evitando-se importantes atrasos no desenvolvimento da linguagem, interação social, desenvolvimento emocional e aprendizado escolar da criança.

As causas da surdez infantil podem ser genéticas, congênitas ou adquiridas.

São grupos de risco: história de surdez na família, mãe com história de infecções na gravidez, malformações congênitas, prematuros, baixo peso ao nascer, icterícia, UTI neonatal, infecções e antibioticoterapia logo após o nascimento. Ainda, meningite, caxumba e outras infecções sistêmicas e otológicas.

Ocorre em 3 a 6 crianças a cada 1000 nascimentos.

A triagem auditiva neonatal ajuda na identificação precoce da deficiência auditiva. Pode ser feita em recém-nascidos normais ou de risco, através da observação do comportamento auditivo e realização de exames objetivos tais como: BERA e Emissões Otoacústicas.

A Otorrino Clínica realiza os exames de Emissões Otoacústicas ("teste da orelhinha") e BERA (inclusive para detecção da surdez infantil) com todo o conforto e sensibilidade que as crianças precisam.

São grupo de risco: história de surdez na família, mãe com história de infecções na gravidez, malformações congênitas, prematuros, baixo peso ao nascer, icterícia, UTI neonatal, infecções e antibioticoterapia logo após o nascimento. Ainda, meningite, caxumba e outras infecções sistêmicas e otológicas.

Ocorre em 3 a 6 crianças a cada 1000 nascimentos.