Clínica do Sono

Ronco e Apneia do Sono são distúrbios que além de prejudicar a qualidade do sono podem causar problemas de saúde como hipertensão, obesidade, problemas cardiovasculares, disfunções sexuais e ainda sonolência excessiva diurna aumentando o risco de acidentes automobilísticos e acidentes de trabalho.

Roncar alto e habitualmente é uma forte indicação da presença da Apneia Obstrutiva do Sono. Esta é o resultado de uma obstrução completa, por alguns segundos, da passagem do ar através da nossa garganta.

Pessoas com apneia do sono podem apresentar despertares frequentes, sensação de sufocação ou engasgos. Apresentam com frequência problemas de concentração, tornam-se esquecidos, irritados, ansiosas ou depressivas. Reclamam de dores de cabeça pela manhã e podem perder o interesse sexual. Com o passar dos anos podem vir a apresentar hipertensão arterial e problemas cardiovasculares.

Nas crianças o ronco e apneia podem estar presentes naqueles que possuem amídalas e/ou adenoides aumentadas.
Nelas o sono é agitado e a respiração difícil. Muitas vezes essas crianças tem um comportamento hiperativo e apresentam baixo rendimento escolar.

Crianças mais velhas podem se apresentar lentas, sendo muitas vezes rotuladas como preguiçosas.

Não é normal que uma criança ronque. Os pais devem levar seus filhos que roncam para o médico.

A Otorrino Clínica oferece atendimento médico, exames para o diagnóstico e tratamento de diversos distúrbios do sono.

Mantém um Laboratório do Sono com 4 suítes com Polígrafos de última geração para a realização da Polissonografia.

O que é a Polissonografia?

É o método mais objetivo para a avaliação do sono. Contribui, junto com a avaliação médica, para o diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças do sono; e, não somente nos casos de ronco e apneia do sono, mas também na sonolência excessiva diurna, sonambulismo, bruxismo, em alguns casos de insônia, entre outros. Deve ser sempre realizada em Laboratório de Sono com a supervisão de um médico especialista em Medicina do Sono.